Advanced Analytics, Business Intelligence, Incodata, Serviços

A utilização de ferramentas de Data & Analytics para Utilities de Água e Saneamento

By incodata on Agosto 9, 2020 0 Comments

Saiba como a utilização da análise de dados pode facilitar na tomada de decisão em empresas de saneamento

Já imaginou a facilidade de ter acesso a painéis com todas as informações necessárias para administração de recursos de água e saneamento, sem a necessidade de extrair relatórios de vários sistemas diferentes e que possam ajudar na redução de custo, eficiência operacional e otimização de receita? Ferramentas de Data & Analytics, integradas com a tecnologia certa, podem levar negócios à patamares inimagináveis.

Data & Analytics

A demanda por soluções em Data & Analytics está crescendo cada vez mais na área de negócios. Líderes de organizações estão utilizando o Data & Analytics como vantagem competitiva, capaz de acelerar as operações e catalizar o melhor da inovação.

Mas afinal, o que é Data & Analytics? É um processo que envolve examinar dados para tirar conclusões úteis para os negócios. Ele é feito por meio de softwares especializados de alta tecnologia, que são utilizados amplamente para ajudar empresas a tomarem as melhores decisões.

Por que utilizar ferramentas de Data & Analytics em empresas de saneamento?

Além de ajudar na tomada de decisão, a ferramenta também ajuda na gestão de períodos críticos, descoberta de novas informações que não são acessíveis, antecipação de campanhas de consumo, enriquecimento ágil de dados, transparência e investimento eficiente.

De acordo com Denilson Agostinho, CEO da Incodata:

O uso de tecnologias e metodologias avançadas de Data & Analytics na área de Utilities, e mais especificamente em Água e Saneamento, pode evoluir em muito a capacidade de gestão e eficiência do serviço, expandindo a capacidade dos sistemas e processos já existentes, melhorando o aproveitamento do recurso de água, identificando melhor e reduzindo perdas rapidamente, otimizando os custos do processo de captação, tratamento e distribuição, e apoiando também na qualidade e resolutividade do atendimento ao cidadão. Em suma, usar os dados que a companhia já tem pode evoluir muito a inteligência de todo o serviço e sua gestão“.

Case de sucesso SIGO – CASAN

Um exemplo de ferramenta produzida pela Incodata, em parceria da CASAN – Companhia Catarinense de Água e Saneamento é o SIGO (sistema integrado de gerenciamento operacional). Atualmente a CASAN opera com 577 mananciais e mais 13 milhões de metros de redes de distribuição, gerando uma grande quantidade de dados que, sem ferramentas avançadas de Data & Analytics, seriam muito complicados de acompanhar.

Para o SIGO foram criados indicadores tanto para água tratada quanto para esgoto.

Água tratada:

  • Indicadores de perdas reais;
  • Indicadores de perdas aparentes;
  • Indicadores de consumo;
  • Indicadores de volume faturado e não faturado.

Esgoto:

  • Indicadores de população atendida;
  • Indicadores de ligações;
  • Indicadores de economia;
  • Indicadores de resíduos;
  • Indicadores de consumo energético por volume tratado;
  • Indicadores de consumo por estação de tratamento.

Para Andréia May, engenheira sanitarista e ambiental da CASAN: “O SIGO vem permitindo a interligação de informações de diferentes setores, o acompanhamento mais real dos dados e a consolidação de indicadores que são fundamentais para a Companhia”.

Além de desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas computacionais, o trabalho de integração das diversas ações inclui também a capacitação dos servidores da companhia (Data Literacy), tanto para que possam colaborar com o preenchimento adequado dos dados quanto para que possam obter benefícios com o uso dos sistemas informatizados (Cultura Data-Driven).

Maestria em saneamento by Incodata

Produzindo ferramentas de Data & Analytics para empresas de saneamento desde 2012, a Incodata adquiriu grande expertise no segmento, já são mais de 70 aplicativos desenvolvidos para a área. Um dos nossos objetivos é ajudar a fornecer controle de todas as informações estratégicas, tanto de negócio como de operação, ajudando os gestores a terem mais autonomia sobre as informações da empresa, gerando ganhos técnicos, financeiros e ambientais.

Por conta da experiência adquirida ao longo de anos, a Incodata consegue encurtar inúmeras etapas do processo que empresas de saneamento teriam dificuldade se optassem por contratar empresas inexperientes para elaboração de projetos de Data & Analytics.

Etapas encurtadas:

  • Análise de negócios para saneamento;
  • Necessidade de informação;
  • Necessidade de dados;
  • Indicadores para saneamento;
  • Modelos gráficos ideais para saneamento.

Ficou interessado em saber mais sobre nossas soluções? Se inscreva abaixo para entrarmos em contato com você!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *