cases//

home > cases

“As soluções utilizadas na Companhia hoje nos permitem um controle atualizado de informações das áreas, promovendo também a integração das mesmas.”

Laudelino de Bastos e Silva
Diretor Financeiro e de Relação com os Investidores da Casan

Ganhe um Diagnóstico de Maturidade em Data & Analytics

Quer saber qual é o grau de maturidade em Data & Analytics da sua empresa?

A Incodata te ajuda! Uma consultoria inteiramente grátis, que te ajudará a tomar decisões melhores usando os dados da sua empresa alé de obter insights valiosos!

Clique e ganhe uma consultoria expressa grátis!

Quero receber o meu Diagnóstico de Maturidade!

Case CASAN

Mais segurança e agilidade no processo de análise de dados e alcance de metas

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) atende 199 municípios, sendo 198 cidades catarinenses e uma paranaense. São aproximadamente 2,5 milhões de habitantes que contam com os serviços prestados.

Até 2012 – antes do início da utilização das soluções da Incodata –, todo o controle dos processos internos da Companhia era feito manualmente, por meio de planilhas e sistemas desenvolvidos pela própria área de informática. Com isso, o controle, compartilhamento e integração das informações era dificultada.

SOLUÇÃO

A Incodata disponibiliza soluções de Business Intelligence (BI) focadas nas principais necessidades das empresas de saneamento. Essas soluções oferecem a integração e o gerenciamento dos dados, possibilitando uma análise mais assertiva e favorável à tomada de decisão.

A primeira solução implantada na Casan foi a de Demonstrativos Contábeis, onde é possível verificar peças oficiais e gerenciais, auxiliando a direção. Atualmente, a Companhia já conta com diversas aplicações de BI que dão apoio às áreas operacionais e administrativas.

Outro exemplo consiste no aplicativo de Análise de Custos, que é utilizado com frequência pela Companhia. Ele fornece dados importantes aos agentes externos (como prefeituras e agências reguladoras) e auxilia na disseminação das informações operacionais.

Os reflexos positivos da implantação já foram percebidos. A partir dela, foi possível otimizar processos como o apontamento de dados e a apuração de divergências. O resultado? Mais segurança, agilidade no processo de análise de dados e alcance de metas.


Alguns dos nossos cases...