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CASO DE SUCESSO: CASAN

INTELIGÊNCIA ANALÍTICA DE ÁGUA E SANEAMENTO

A Incodata é especializada em fornecer Inteligência Analítica para Companhias de Água e Saneamento.

Há mais de 10 anos, ajudamos Gestores de Operação e Negócio do setor, a conquistarem autonomia no acesso a informações cruciais de seus departamentos, desempenharem seu trabalho de forma mais eficiente e tomarem melhores decisões, através de painéis de indicadores completos, modernos e intuitivos.

CASE DE SUCESSO: COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO


A Casan opera em 577 mananciais, atende 2,7 milhões de habitantes, possui 27 unidades de tratamento de água e 13 milhões de metros de redes de distribuição. O know-how da Incodata abrange diversos departamentos da companhia, o que permite total integração de inteligência e controle das principais operações. Aqui apresentamos os desafios encontrados, as soluções desenvolvidas e os benefícios gerados.

Sistema Integrado de Gerenciamento Operacional

Problema: todo o controle da gerência operacional era feito por meio de planilhas e relatórios impressos, a produção desses relatórios tomava muito tempo e não entregava uma visão multidimensional e associativa de gestão.

Solução: foi criado um APP com o mapeamento hídrico da CASAN com foco na operação hídrica e de esgoto, apurando todos os municípios de Santa Catarina com análises dimensionais rápidas sobre volumetria, tratamento de água e perda de água. O aplicativo atende as divisões de políticas operacionais de água e esgoto da CASAN (DIPOE e DIPOA).

Benefícios: o SIGO permitiu rapidamente a identificação em locais onde perdas de água eram mais presentes, direcionando esforços para combater essas regiões e gerando assim uma economia significativa. Além disso, o SIGO ESGOTO permitiu a visualização para um melhor controle, sobre de produtos químicos, estoque, consumo, vazão por projeto e volume tratado.

Setor Atendido: Gestão de Projetos.

Contratos de Energia Elétrica

Problema: reduzir o custo de energia elétrica em unidades consumidoras da CASAN. A venda de energia elétrica é feita através de contratos, caso uma unidade consumidora ultrapasse o limite de KW contratado, é cobrado uma multa da empresa

Solução: foi criado um APP que pudesse representar, através de regressão linear, a melhor demanda de KW a ser contratada por cada unidade consumidora. Algumas funcionalidades do aplicativo:

  • Importação de dados de energia elétrica mensal;
  • Análise mensal das faturas e crítica das leituras realizadas;
  • Análise das multas de fator de potência e demandas excedentes que poderiam ser evitadas e corrigidas;
  • Análise de custos de energia elétrica;
  • Emissão de relatórios gráficos com relação ao histórico de economia apurado e também de multas relacionadas com demandas ultrapassadas e por fator de potência.

Benefícios: desde a implementação do CICE em 2019, a CASAN já economizou mais de R$ 1.000.000,00 com gasto em energia elétrica. Em apenas 6 meses, uma das 150 unidades consumidoras registrou mais de R$ 100.000,00 em economia, apenas com a tecnologia que o nosso aplicativo entrega.

Setor Atendido: Gestão de Projetos.

Subsídios Cruzados

Problema: necessidade de ter uma visão Macro e Micro de municípios superavitários e deficitários auditando e integrando as diferentes regras de rateio. Essa visualização não era possível com o ERP SAP.

Solução: foi criado um APP que apresenta o mapa de Santa Catarina dividido por regiões atendidas pela CASAN, apresentando o resultado de cada região (visão macro) e a possibilidade de visualizar o resultado dos municípios de cada região (visão micro).

Benefícios: com o aplicativo desenvolvido, os setores ligados a contabilidade conseguem ter uma melhor visão contábil macro e micro de todas as regiões atendidas pela CASAN. Facilita também na renegociação de contratos com as prefeituras por conta das informações que o aplicativo entrega à toda equipe financeira.

Setores Atendidos:

  • Diretoria financeira;
  • Divisão de contabilidade gerencial e regulatória.

Indicadores de Qualidade de Água

Problema: dificuldade de prestar contas para agências reguladoras e para o gerenciamento dos municípios sobre as coletas e análises de água.

Solução: foi criado um APP que consegue, com precisão, medir os principais indicadores e gerar relatórios sobre a qualidade da água nos municípios automaticamente.

Benefícios: com a implantação desse aplicativo, a CASAN, consegue realizar as atividades de prestação de contas para as agências reguladoras e o gerenciamento dos resultados das análises dos municípios de forma muito mais fácil e precisa, enriquecendo o poder de análise dos gestores disponibilizando rankings, visualizações por período, detalhamento dos resultados das amostras e vários outros cruzamentos dessas informações.

Setores Atendidos:

  • Diretoria Comercial;
  • Divisão de Relacionamento com o Cliente;
  • Planejamento;
  • Chefes de superintendência;
  • Chefes de Agência.

Indicadores de Desempenho e Qualidade

Problema: dificuldade da diretoria em ter uma visão ampla de toda a estrutura da empresa e os principais indicadores para identificar gargalos e planejar melhorias.

Solução: foi criado um aplicativo que reúne os principais indicadores estratégicos para a empresa, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão através desses indicadores.

Benefícios: o aplicativo concentrou os principais indicadores para a gestão da CASAN, facilitando a tomada de decisão e a análise das metas versus resultados.

Setor Atendido:

  • Diretoria;
  • Planejamento.

Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento

Problema:

  • Processamento manual dos dados;
  • Prestação de contas à agências;
  • Gerência de municípios abaixo da meta;
  • Adaptação de regras de horário comercial;
  • Apresentação de informações para gerentes de unidade e superintendência.

Solução: foi criado um APP gerencial que mapeia toda a jornada do cliente para medir o índice de eficiência no prazo de atendimento

Benefícios:

  • Rápida prestação de contas para as agências reguladoras;
  • Gerenciamento mensal dos municípios;
  • Fácil apresentação de relatórios aos gestores;
  • Processamento de regras mais complexas.

Setor Atendido: Diretoria Comercial.

Análise de Recursos Humanos e Horas Extras

Problema:

  • Tratamento manual dos dados mensalmente por meio de planilhas de Excel;
  • Uso do Excel para preparação e elaboração de relatório de horas extras;
  • Informações gerencias eram enviadas manualmente aos gestores de superintendência por e-mail;
  • Custo da utilização de mão de obra especializada para extrair os relatórios das planilhas.

Solução: foi criado um APP gerencial com as principais informações de pessoal e horas extras automatizando o envio dessas informações por e-mail para facilitar o gerenciamento dos gestores.

Benefícios:

  • Envio automático de relatórios mensais para gerentes;
  • Eliminação do tratamento manual dos dados;
  • Redução do custo de mão de obra especializada para a extração de relatórios;
  • Fácil identificação de horas extras por colaborador;
  • Disponibilização de arquivos PDF em pastas para não prejudicar a caixa de correio dos colaboradores.

Setores Atendidos:

  • Divisão pessoal da gerência de recursos humanos;
  • Chefia de cargos e salários.

Gerenciamento de Equipe

Problema: necessidades de gestores em saber informações de desempenho da equipes, andamento de atividades, informações e status dos projetos, bem como produtividade da equipe.

Solução: foi criado um APP gerencial que apresenta e avalia as atividades cadastradas no Trello por funcionários da CASAN. Tempo de atividade, atraso, entregues etc.

Benefícios:

  • Centralização dos quadros de atividades;
  • Compreensão do status de cada atividade;
  • Histórico de atividades.

Setor Atendido: Gerência de políticas operacionais.

Ganhamos muito tempo com a otimização de processos. Agora fazemos em minutos o que antes levávamos horas ou até dias para fazer. É claro que sempre há ajustes a serem feitos, até porque a ferramenta é muito dinâmica. E o acompanhamento constante e a análise crítica de um profissional da empresa contratante sempre será necessário, mas os resultados certamente são positivos.

Andréia May – Gestora de Projetos na CASAN

O aplicativo desenvolvido pela Incodata é um divisor de águas em um dos gargalos que tínhamos na CASAN, que eram as simulações dos contratos de fornecimento de energia elétrica. Anteriormente era necessário um grande esforço e tempo para análise do melhor enquadramento desses contratos, hoje a simulação é feita a qualquer momento e mensalmente, controlando de forma ágil os contratos e reduzindo custos de energia elétrica.

Diego Furlan – Gestor de Projetos na CASAN

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Um dos maiores desafios para obter informações completas e confiáveis é integrar os dados dos vários sistemas utilizados pelas empresas, tenha esse poder de forma automatizada e customizada, se cadastre que entramos em contato com você!